sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Futuro com Esperança 1 -- O Livro da Esperança (pte 2)


Outro fato histórico que foi profetizado na Bíblia é a primeira destruição de Jerusalém.
Devido ao afastamento do povo judeu do SENHOR, a capital do reino de Judá, Jerusalém, foi invadida e destruída por Nabucodonosor II, rei do Império Babilônio, no século VI a.C. “Os babilônios, que estão atacando, vão entrar na cidade e pôr fogo nela. Eles queimarão as casas onde o povo me tem provocado queimando incenso ao deus Baal nos terraços e derramando bebidas como oferta a outros deuses” Jeremias 32:29.A cidade foi deixada em ruínas; o Templo, construído por Salomão na época de glória de Israel, belíssima construção e orgulho dos judeus, foi completamente destruído e seus tesouros foram todos levados para a Babilônia. Muitos foram mortos, e os principais do povo, os nobres e príncipes judeus, levados para fazerem parte das cortes de sábios do rei Nabucodonosor. Mas o mesmo Deus que pronunciou sentença contra Jerusalém e exílio aos judeus na Babilônia, prometeu o resgate no seu devido tempo. “Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” Jeremias 32:37-38. Setenta anos passaram os judeus no cativeiro babilônio. O Império Babilônio caiu ante o Império Medo-Persa, e durante o domínio deste, os judeus foram libertos e voltaram à sua terra, reconstruindo suas cidades e sua capital, Jerusalém.
Na próxima parte, veremos o que a Bíblia disse sobre a cidade de Tiro, importante cidade portuária e grande centro comercial do mundo antigo, e o que os registros históricos mostram acerca dela.

2 comentários:

  1. Q eu saiba, n se tem textos originais da bíblia. Os documentos mais antigos que existem datam do século II ou III a.C... então d novo, sinto mto, fica difícil acreditar em profecia no século VI a.C. xD E o que tu vai trazer sobre Tiro acredito que sejam registros bíblicos e não históricos...ou n? pq há uma diferença GIGANTESCA entre os 2.... @_@
    enfim... :**

    ResponderExcluir
  2. Sem considerar os conteúdos, que são bastante diversos entre si, os escritos de Platão, Sócrates e outros pensadores gregos também não existem em seus textos originais. Como saber que foram escritos pelos autores que pensamos terem escrito esses textos?

    ResponderExcluir