Esta é a minha primeira postagem neste site. Sou Cristiano, um dos colaboradores deste blog. Nesta primeira postagem gostaria de falar de um assunto que é tema em muitos poemas e contos meus: o dualismo do ser humano. O Bem e o Mal, Deus e o diabo, o Amor e o Ego, existem vários nomes para esses dois lados da mesma moeda: o ser humano.
Vamos começar do início: “No princípio criou Deus os céus e a terra” Gênesis 1:1“Disse Deus: haja luz. E houve luz”. Gênesis 1:3.
Vamos avançar um pouco: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26 e 27.
“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16 e 17
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” Gênesis 3:1-7
Deus é o nosso Criador e nos fez à semelhança dEle e nos deu o domínio da Terra. Mas nos impôs uma condição: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a serpente tentou Eva e ela comeu do fruto proibido. E seu marido também caiu. A serpente, todos sabem, é Satanás. Ele era tudo o que Deus não era: o oposto. No momento em que o homem comeu do fruto proibido, passou a ter conhecimento do bem e do mal, ou seja, tornou-se um ser dual. Mas como surgiu o pecado? Não foram Adão e Eva as primeiras criaturas a pecar, não? A serpente, que era Satanás, que era Lúcifer, foi o primeiro pecador.
No livro de Ezequiel, capítulo 28, é contada a história
“Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.” Ezequiel 28:12-15.
Lúcifer foi o primeiro pecador, o primeiro em que foi achado iniquidade. Aí iniciou-se o dualismo. E isso veio até nós: comendo o fruto do conhecimento do bem e do mal, perdemos a imortalidade e perfeição. Iniciou-se um conflito dentro de cada ser humano, que faz que eles se separem entre os que são de Deus e que são do Diabo. E assim como Deus nos deu a escolha no Éden, ao mandar seu Filho ao mundo para morrer por nós, Ele nos deu uma segunda chance para escolher. É uma escolha difícil neste planeta sem lei, mas Deus nos dá forças para lutar até quando ele voltar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muita gente vai achar esse post um conto de fadas, eu sei. Mas a nossa tarefa estamos fazendo, e cada um é responsável pelas escolhas que toma.
ResponderExcluirEu sei que me "falta informação" e tal, primo... então depois tu me explica a parte que não entendi: se Adão e Eva eram "perfeitos" iguais a Deus, pq eles foram lá e desobedeceram e comeram a fruta? Essa atitude já não faz deles imperfeitos desde o começo, antes de comer a fruta? Mas se eles já eram imperfeitos e eram iguais a Deus...Deus é imperfeito? Enfim... não captei.
ResponderExcluirNo mais... sim, um conto de fadas xD
Mas é até interessante de certa forma.
:*
Adão e Eva não eram iguais a Deus, mas foram feitos "à Sua imagem e semelhança". O "perfeitos" que foi dito não quer dizer que eles eram incapazes de errar. Eles tinham a liberdade para decidir o que fazer. A palavra "perfeitos" foi usada para designar que neles não havia defeito nenhum, nem físico nem de caráter. Mas passou a haver tais defeitos, quando eles decidiram se afastar de Deus, desobedecendo-o. Ao dizer que eram perfeitos não se quis dizer que eram insucetíveis de pecar, pois eles podiam decidir entre obedecer a Deus ou pecar. A partir do momento em que pecaram, perderam a inocência que possuiam, pois haviam se afastado de Deus. Pecar é se afastar de Deus. Se Deus tivesse feito Adão e Eva insucetíveis de pecado, eles não poderiam escolher entre ficar com Deus ou não. Ficariam com Ele de forma compulsória. E Deus não quer que o obedeçamos desta forma. Ele quer que nós o amemos e fiquemos com Ele porque queremos isso. Assim, Deus os fez, a Adão e a Eva, com a liberdade de amar a Ele ou não, de obedecer a Ele ou não. Ambos o desobedeceram. E perderam a pureza e inocência que tinham e ficaram corrompidos.
ResponderExcluirGostaria de saber se ofruto proibido era da arvore do bem e do mal sendo futo da maçã ou foi adão conhecer eva como sua mulher e isso gerou o pecado?
ResponderExcluirO fruto proibido era proveniente da árvore do conhecimento do bem e do mal, sim. Mas a Bíblia não cita a espécie do fruto, se era maçã, se era outra fruta qualquer. Veja o texto bíblico:
ResponderExcluir"Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:15-17.
O fruto, como o texto bíblico nos diz, era um fruto em sentido literal mesmo. Deus escolheu essa prova simples, a proibição de tocar e comer do fruto de uma árvore, para provar a obediência do homem. Apenas uma restrição havia feito Deus a Adão e a Eva, mas eles acabaram por desobedecerem a Deus nessa prova "simples". Adão "conhecer" Eva, no sentido bíblico, de forma alguma foi considerado pecado. O próprio Deus instituiu esse pilar do casamento, e o ato sexual entre o homem e a mulher casados é não só lícito como é também uma ordem de Deus, tanto para a saúde do casamento tanto para a procriação do homem.
"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Gênesis 2:24.
"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." Gênesis 1:27-28