quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E disse Jesus: "Não se turbe o vosso coração"


Como prometi, aqui está a terceira postagem da trilogia de postagens que falam sobre o tema central da Bíblia: a história da queda e do futuro retorno do homem à Deus. A primeira parte foi a criação e a queda; a segunda, a encarnação de Jesus e sua morte para remissão dos nossos pecados. Agora a trilogia chega ao fim com sua última parte: a segunda vinda. Vamos começar, então, com um verso muito famoso: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." João 14:1-3 Palavras de conforto ditas num momento de sofrimento. Cristo nos prepararia lugares para morar com ele, porque estava planejado que Ele voltaria para nos levar. Todos os que creram no sacrifício de Jesus Cristo por nós. Mas por que esse sacrifício? "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16 Foi o amor de Deus por nós, pecadores, que justifica tamanho sacrifício, para todos os que crêem possam viver. Essa é a segunda vinda, onde o homem poderá se reaproximar de Deus. Mas não todos, apenas aqueles que crêem. Mas por que crer nisso? Por que me deixar levar por Deus? Vamos ver o que Paulo nos diz: "Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos. " Romanos 3:9-18 É por causa do pecado que precisamos voltar para Deus. O pecado só traz "destruição e miséria". É por isso que precisamos de Deus. Precisamos de paz e só com o amor é que temos paz. E o amor é o próprio Deus, como resume o verso de João 3:16. Deus nos convida para morar com ele. Não temos nada a perder: “As pessoas nada têm a perder a não ser as suas cadeias. Têm um mundo a ganhar” (Karl Marx, “Manifesto do partido Comunista” frase modificada). “Quem ama a sua vida perde-a, mas aquele que odeia a vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” João 12:25.

5 comentários:

  1. As pessoas não tem nada a perder. A verdade está aí, onde Deus a deixou, e não enxerga quem não quer. Uma coisa é ter dificuldade em acreditar, duvidar, outra coisa é não querer acreditar. O meu desafio é simples; antes fosse algo complicado, talvez mais pessoas o aceitassem. Os corações estão por demais endurecidos para isso, mas eu acredito que ainda há salvação.

    ResponderExcluir
  2. Dúvidas:
    1- Nunca entendi uma coisa...se Deus é tão bom, pq as pessoas têm que TEMER a Deus? Nunca entendi esse esquema de medo aí @_@
    2- "Essa é a segunda vinda, onde o homem poderá se reaproximar de Deus. Mas não todos, apenas aqueles que crêem." Eu não creio em Deus. Não vou pro céu então? Vou pra onde? xD N acredito em céu mesmo, mas quero saber qual a teoria aí...
    3- Já falei como não gosto quando falam como se quem acredita em Deus fosse bom e quem não acredita fosse ruim? Eu tenho mto amor, quero paz, não maltrato ninguém, sou uma pessoa digna, bom caráter...e não acredito em Deus. É bom quem quer ser bom. Não interessa se é cristão ou não. Posso ser uma boa budista, uma boa atéia, uma boa qualquer coisa. E isso não tem absolutamente NADA A VER com uma pessoa ter bom ou mau caráter. Repito oq acho q jah falei em comentário anterior: garanto que sou mto melhor que grande parte dos cristãos. Prontofalei u_u xD

    ResponderExcluir
  3. O "temer a Deus" não significa ter medo dEle, mas sim respeito, reverência.
    O mundo caiu neste estado em que se encontra pelo pecado do primeiro casal, mas não ficará assim pra sempre. Se Deus simplesmente deixasse o mundo do jeito que está, o homem o destruiria, ao mundo e a si mesmo. Isso se vê, o próprio homem prevê cenários cataclísmicos para o futuro. Mas Deus em breve vai por fim a isso tudo. Jesus, o mesmo que uma vez nasceu na Judéia, que morreu e que ressuscitou e ascendeu aos céus, este Jesus voltará, os que tiveram fé nEle e já morreram, de todas as épocas, ressuscitarão, e junto com os que estiverem vivos, serão levados para o céu por Ele. Os que não aceitaram seu sacrifício morrerão, e os que já morreram continuarão mortos. Se você, querida prima, não aceitar também, é este o destino que te espera. E eu oro para que aceite.
    E como eu falei, você pode ser boa para o seu ponto de vista, mas a sua bondade não te salvará. Se Deus simplesmente não existisse, e o mundo fosse como é sem a existência de Deus, você um dia morreria também, e a sua bondade de nada adiantaria. O homem é tão bom que vemos isso que aí está, em qualquer jornal se vê. Você pode não ser como um Fernandinho Beira-mar, ou como um Elias Maluco, mas não se ache melhor que eles só por isso. Você não nasceu no mesmo lugar que eles, não teve as mesmas influências na sua infância, viveram em mundos diferentes. Isso não quer dizer que se você tivesse nascido no lugar deles você seria uma Beta Maluca ou uma Beta Beira-mar, mas não quer dizer também que você seria como você é de fato hoje. A questão não é se você é boa ou não para os olhos da sociedade. A questão é se você consegue enxergar que você não é boa, nos momentos em que você faz alguma coisa errada, nos seus maus hábitos, vícios, etc. Essas coisas todos nós temos, seja cristão ou não cristão. E são essas coisas que tornam o mundo no que ele é hoje. Isso é a ausência de Deus no homem.

    ResponderExcluir
  4. Continuo com meu ponto de vista. Deus pra mim é bom como qualquer homem é bom. Eu sou boa pra quem é bom pra mim...e não sou boa com quem não é bom comigo. Do meu ponto de vista, é o que o teu Deus faz com o mundo. Quanto a existir alguma vida após a morte, acredito que somos todos iguais. Se existir, vai existir pra td mundo. Se não existir, não vai existir pra ninguém.
    E repito, bondade não tem a ver com crença. Eu sei que bandidos tiveram condições piores que as minhas provavelmente (nem tds, vemos mta gente da nossa classe virando bandidinho tb). Mas oq torna alguém bandido ou não é o mundo dos homens. Pergunta num presídio quantos ali são cristãos. 99% deve ser. Todos estão sujeitos a serem bons e ruins independente de Deus. É só oq digo: ser bom ou ruim não tem absolutamente nada a ver com acreditar em Deus.

    ResponderExcluir
  5. Deus é bom pra todos, a quem O reconhece e a quem não O reconhece. A quem não o reconhece, Ele dá a chance de O reconhecerem. Mas se a pessoa não O quer reconhecê-Lo, Ele não poderá fazer nada. Essa pessoa tem a livre escolha de não conhecer a Deus. Agora, todos nós, seja cristão ou não cristão, no estado em que estamos, não podemos conhecer mais intimamente a Deus como conhecemos a nosso pai ou nossa mãe. Mas ainda assim, Ele se revela (ver http://anunciandoadvento.blogspot.com/2009/10/deus-carente.html ). Se a vida após a morte, e eu não falei vida na morte, for para todos, então essa vida será tão ruim quanto essa aqui. Não vai ter diferença deste mundo. O que torna alguém bandido ou não é o mundo dos homens, e o que nós somos, justamente, homens. Nós é que fazemos esse mundo do jeito que ele é. Não haveriam guerras, se não fosse por nós. Não haveria racismo, se não fosse por nós. Não haveria essa destruição toda que causamos se não fosse por nós. E eu concordo, bondade não tem a ver com crença. Eu nunca disse que tinha. Mas a capacidade de mudança real, transformação completa do ser humano caído, restauração do seu estado inicial de pureza e perfeição, isso só pode haver com Deus, e haverá, quando este mundo acabar. Tudo o que há de ruim nele também acabará. Como eu disse, não é pela crença em si que alguém pode ser bom, não é pela crença que nos salvamos, é por Deus.

    ResponderExcluir